domingo, 20 de dezembro de 2009

O Fabuloso destino de Amelie Poulain - Jean-Pierre Jeunet



Sinopse:

Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.



Uma comédia diferente de tudo o que já vi. Não que eu tenha visto muita coisa, mas nem por isso deixa de ser. Conheço muito pouco sobre o cinema francês, mas estou decidido a pesquisar mais depois de ver essa obra genial.
Humor inteligente, nada escrachado, circula basicamente em volta da inocencia de Amelie (Audrey Tautou) e dos hábitos estranhos das pessoas, mas me arrisco a dizer que são coisas normais de encontrarmos em nosso cotidiano. Coisas como hipocondríacos, pessoas lerdas, pessoas impacientes e mal-educadas, mal amados, e coisas do tipo.
Antes de assistir ao filme, eu li uma sinopse mais resumida, que fez parecer que o filme era apenas a busca de Amelie por Dominique. Durante o filme, quando os dois se encontraram, eu achei que estava proximo do fim, até lembrar que estava curto demais em relação ao tamanho do arquivo e seu formato (rmvb), daí percebi que ainda tinha muito filme pela frente, e achei ótimo, pois o filme se torna ainda melhor.
Amelie é de uma delicadeza, de uma pureza, que me impressiona, e cativa à todos.
Assistam!

Um comentário:

Mayara disse...

Adoro esse filme! Ele é genial.
Bom seu blog ;)