domingo, 21 de junho de 2009

Across The Universe - Julie Taymor

Sinopse
O filme começa em Liverpool, de onde o inglês Jude (Jim Sturgess) decide partir para os EUA em busca de seu pai. Lá, ele conhece um estudante rebelde, e se apaixona por sua irmã (Evan Rachel Wood). Esta por sua vez, acaba envolvendo com emergentes movimentos de contra-cultura, da psicodelia aos protestos contra a Guerra do Vietnã. Em meio às turbulências da época, Jude e Lucy vão passar por situações que colocam sua paixão em choque.

Hoje revi este belo filme, não resisti e quis roubar por uns minutos o espaço do Pedro Fontes (filmes).
Procurei o filme, assim como muitas pessoas, por ser um fã de Beatles.
E pra quem não sabe, "Across The Universe", é um músical, com canções dos Beatles.
É impressionante, como a melodia, e as letras, encaixam perfeitamente às cenas do filme. É como se George,Paul,John e Ringo tivessem feito as músicas após assistir o filme.
Achei engraçado, o fato de todos os nomes dos personagens terem sido retirados de músicas dos Beatles, como Jude(Hey Jude), Lucy(Lucy in the sky with diamonds), Sadie (Sexy Sadie), Prudence(Dear Prudence), etc.
Nem todas as músicas são cantadas no mesmo tom, e mesmo ritmo dos astros de Liverpool, fizeram algumas versões, mas garanto que são todas, absolutamente todas as canções são maravilhosas. Os atores do elenco(ao menos os que cantam em "Across the Universe") realmente, são grandes cantores.
A história de amor entre Jude e Lucy, é intrigante, cheia de altos e baixos, o que deixa o espectador preso, louco para saber o destino do casal.
Eu posso ficar o resto do dia escrevendo sobre cada cena, mas estragaria toda a graça.
A interpretação deve ser individual, para que o filme se torne mais interessante.
Mas não quero deixar de citar, cenas como o enterro do namorado de Lucy, que me fez chorar. É incrívelmente emocionante, e não nasceu ainda a pessoa que pelo menos não se comova com essa cena.
A despedida de Jude e sua namorada, que passa simultaneamente com a despedida de Lucy e seu namorado, ao som de "All my loving", não chega a ser emocionante, mas é uma das cenas mais bonitas do filme, e por ser no início do filme, da aquele tom de "eu sei que vai ser bom" para quem assiste.
Recomendo à todos! Sem exceções. Um dos melhores filmes que já vi.

Um comentário:

Luli disse...

"Mas não quero deixar de citar, cenas como o enterro do namorado de Lucy, que me fez chorar."

AHAHAHUAHUUAHUAHAS

Mas vc só não chora pq não chora.

E eu não chorei :/.