quarta-feira, 15 de julho de 2009

"Aos 13" (Thirteen) - Catherine Hardwicke

Sinopse
Aos Treze acompanha a transformação de Tracy (EVAN RACHEL WOOD), que no início é uma estudante promissora que ainda brinca com ursinhos de pelúcia e bonecas. Porém, ao entrar para o ginásio, Tracy entra em contato com a forte pressão dos grupinhos, e vê o poder de atração de Evie Zamora (NIKKI REED), conhecida como “a garota mais sexy da escola”. Popular, bonita como uma modelo, e arrogante de um jeito irresistível, Evie representa tudo o que Tracy quer ser.

No início, Tracy não tem esperança de ser aceita na turma de Evie. Ela se comporta da maneira errada, não tem amigas descoladas e, principalmente, não sabe se produzir. Porém, pouco a pouco Tracy consegue se transformar no ideal máximo de uma adolescente de 2003. Ela aprende a se maquiar, a se vestir, a ter a atitude certa.

Tracy acaba aprendendo os truques para se tornar popular, consegue se tornar a melhor amiga de Evie, e até passa a chamar a atenção dos meninos. Acontece que, quanto mais Tracy entra na vida adulta prematuramente, maiores são os riscos. Ela se distancia da mãe (HOLLY HUNTER), começa a matar aulas e, embora deteste o namorado da mãe (JEREMY SISTO), um ex-viciado, passa a usar drogas.

Apesar de tudo, Tracy tem apenas treze anos, e vive num redemoinho de sentimentos em que tudo o que faz, diz e deseja, tem uma importância enorme para ela. E ela ainda tem a vida toda pela frente.


Na minha opinião, é um bom filme. O elenco é ótimo, e não tenho nada a reclamar. Por enquanto. Acho que apesar de menos sonoro, o filme deveria se chamar "Seventeen", ou no máximo "Sixteen". Não sei bem como é a realidade da juventude de classe média estadunidense, mas achei um pouco exagerado. Sem contar, que pelo corpo das atrizes Evan Rachel Wood e Nikki Reed, percebe-se que não têm 13 anos à uns 5 anos. É um detalhe bobo, que não torna o filme melhor ou pior, mas acho válido fazer essa observação.

Também não gostei muito do final do filme. Não quero fazer com que o filme perca a graça, pois a idéia do blog, é que você leitor, leia a crítica, e procure a obra.

Assistam o filme, é realmente bom, e postem aqui sua opinião também!

Assista aqui o trailer



2 comentários:

Carol Almeida disse...

Sempre quis ver este filme *_*

Carol ; Abyná disse...

esse tbm já vi.. muito bom, muito pesado, sério, dps q acabou fiquei um tempo processando tudo o que tinha visto. ah, detalhe q vi quando tinha acabado de fazer 14 anos e tava começando a virar quem sou.. então já viu, né? hahahaha

filme foda, é um tapa na cara de realidade.