domingo, 31 de maio de 2009

Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971)


"No futuro, Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele é usado em experimento destinado a refrear os impulsos destrutivos, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca."

Eu, pessoalmente, fico até tímido de falar de um filme como "Laranja Mecânica". Primeiramente, por ter sido dirigido por ninguém mais do que Stanley Kubrick (Spartacus), e um elenco espetacular na sua época, com Malcolm McDowell (Se...), Patrick Magee (O telefone) entre outros.

A mente de Kubrick explora um futuro fictício que chega a ser surpreendente a forma com que algumas coisas batem com o presente que vivemos. Vale ressaltar que o filme foi feito a quase 40 anos atrás. Com o psicodelismo do cenário, a loucura de Alex DeLarge, e os problemas pelos quais ele passa fazem desse filme um grande clássico do cinema.

Esse filme apresenta muitas curiosidades como:

-
No livro, o sobrenome de Alex em momento algum é revelado. Comenta-se que DeLarge seja uma referência a um momento no livro em que Alex chama a si mesmo de "Alexander the Large".
-
Stanley Kubrick propositalmente cometeu alguns erros de continuidade em Laranja Mecânica. Os pratos em cima da mesa trocam de posição e o nível de vinho nas garrafas muda em diversas tomadas, com a intenção de causar desorientação ao espectador.
-
linguagem utilizada por Alex foi inventada pelo autor Anthony Burgess, que misturou palavras em inglês, em russo e gírias.
-
O filme foi retirado de cartaz no Reino Unido a mando de Stanley Kubrick. Irritado com as críticas recebidas, de que Laranja Mecânica seria muito violento, Kubrick declarou que o filme apenas seria exibido lá após sua morte.
-
O livro em que Frank Alexander trabalhava quando Alex e sua gangue invade sua casa chamava-se "A clockwork orange".
-
Basil, a cobra, foi colocada nas filmagens após o diretor Stanley Kubrick descobrir que Malcolm McDowell tinha medo delas.
-
Stanley Kubrick certa vez declarou que, se não pudesse contar com Malcolm McDowell, provavelmente não teria feito Laranja Mecânica.

NOTA: 10/10

TRAILER:
http://www.youtube.com/watch?v=7EwT2JHDENE

2 comentários:

Rafael disse...

Esse você viu aqui em cas :D
Kubrick deita fera

Anônimo disse...

esse é loko demais hein...
ASSISTAM CANNIBAL HOLOCAUSTO...